A vinícola

Acompanhamento das Vinhas ao Longo do Ano

A uva e os vinhos produzidos, são provenientes de 5 vinhas, localizadas na envolvente do pico da serra de São Mamede, a 1 025.00 metros. As vinhas oscilam entre os 480.00m e os 680.00m de altitude, sendo que 2 delas no concelho de Portalegre, integram a freguesia do Reguengo e a freguesia de São Lourenço / Sé. Estas foram plantadas em 2002. As restantes 2 vinhas, fazem parte da freguesia de São Salvador da Aramenha, localizadas no concelho de Marvão e plantaram-se nos anos de 1983 e 2002.

Este mosaico que perfaz cerca de 16 ha, corresponde ao nosso espaço de laboração a céu aberto, em produção integrada e está perfeitamente integrado na paisagem pelas manchas de castanheiro, olival e montado envolventes. É neste equilíbrio, delicado e dinâmico que este património vitivinícola, plantado em sequeiro, confere à uva e consequentemente aos seus vinhos, características distintivas da sub-região de Portalegre, do sul de Portugal.

Nos nossos 5 Lugares encontramos as castas Aragonez, Alicante Bouschet, Fernão Pires, Castelão, Bical, Malvasia Fina e Tamarez. As duas primeiras têm dominância relativamente às restantes.

O Terroir

As vinhas da Casa Murteira Trindade têm subjacente um terroir especial conferido pela altitude da proximidade do pico da Serra de São Mamede, assim como, pela congregação de valores que a natureza fez questão de juntar, nestes lugares do Alto Alentejo.

Se por um lado as nossas vinhas, no concelho de Portalegre, são marcadas pelas características edafoclimáticas dos vales do Reguengo e dos Covões, as restantes vinhas do concelho de Marvão, têm suporte num dos planaltos deste território. Com efeito, os 5 Lugares apresentam uma altitude média de 586.00m e são marcados pelo clima mediterrânico continental, moderado pela altitude, com verões secos e quentes, e, invernos húmidos e frios.

O solo é, igualmente, mediterrânico e granítico.

Sustentabilidade

As nossas vinhas são certificadas para Produção Integrada e fazem parte do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. Estamos empenhados em produzir vinhos de elevada qualidade, com o menor impacto possível no ambiente.

A sustentabilidade não é um destino, mas sim, uma jornada de inovação contínua, adaptação e comprometimento.

Como empresa familiar, temos consciência de que a nossa capacidade produtiva de uva e de vinho, dependerá de um ecossistema económico, ambientalmente e socialmente saudável, assim como, de um clima estável.

Temos o nosso suporte na resiliência e no empenho dos nossos colaboradores locais, que detêm nesta atividade uma fonte de sustento e alento. E, para além destes, contamos com a ajuda de insetos e de animais auxiliares, determinantes ao desenvolvimento sustentável da vinha.

A nossa atuação é, pois, um compromisso de longo prazo, com as comunidades locais, com a natureza e com a sua biodiversidade.

Cortiça 100% Natural

Utilização de rolhas em cortiça 100% natural, totalmente biodegradável, renovável e reciclável, que proveem de florestas assentes no montado português.

Produção em Sequeiro

A totalidade das nossas vinhas são produzidas em sequeiro, o que confere, por um lado, frutos e vinhos mais autênticos, e, por outro lado, garantimos que as plantas se adaptam à secura,, tornando-se mais resilientes, procurando água em profundidade e tendo maior longevidade. Com este princípio, valorizamos o ciclo normal da planta e os recursos hídricos da exploração.

Roçadoras e Adubação de Quatro Patas

A utilização de ovelhas na vinha tem vários benefícios, seja para a própria alimentação do gado com o corte dos enrelvamentos, seja pelo aumento da fertilidade e biodiversidade do sub coberto em toda a sua extensão.

Energia Renovável

Privilegiamos as energias renováveis como fonte de energia às explorações e ao edificado existente.

Práticas Agrícolas

Trabalhamos e respeitamos a natureza para alcançar produtos de excelência.

Para o efeito, existe um acompanhamento das vinhas em todo o seu ciclo vegetativo, através do cuidado continuo com o solo, da atenção atribuída a cada parreira, ao acompanhamento das temperaturas (em especial das geadas e dos picos elevados), à recolha de amostras, à colheita manual, à seleção dos cachos e dos frutos.

Vinhos feitos com tempo, em pequena escala, ao ritmo da natureza. Uma combinação entre pessoas, vinhas e paisagem.

Verificação de Idade

Este site contém conteúdos relacionados com bebidas alcoólicas. Para aceder, por favor confirme que tem idade legal para consumir álcool no seu país de residência.